sábado, 4 de fevereiro de 2012

Animais domésticos e o frio


Brrrr! Dizem que vai estar muito frio, ainda que esteja sol. Por isso, é preciso proteger os nossos animais para que não apanhem constipações e pneumonias.

De toda maneira o melhor para atender aos cães na época de frio é classificá-los em três grupos: os de pêlo curto, que sentem mais frio, os de pêlo longo e de crescimento constante como, p.e. os caniches, e os de sub-pêlo que criam uma nova pelagem extra por baixo da normal antes do inverno. Também é importante pensar no porte do animal, quanto mais pequenos for e menos pêlo tiver, mais frio sente.



Por isso, devemos ter em consideração, no caso do cães,
que os que dormem dentro de casa devem ficar onde não haja correntes de ar e num local acima do chão que normalmente é gelado. Por exemplo, um cobertor. Para os que dormem fora, uma casinha com a porta pequena e colocada numa posição em que a porta não receba correntes de ar directo. É necessário que a casinha esteja bem forrada com cobertor ou manta, pois o piso de madeira ou de plástico é gelado.


Por natureza os gatos são os mais sortudos. Dificilmente dormem fora. Como tem um sentido de liberdade muito grande, dentro de casa escolhem sempre o melhor local. Além disso, a pelagem torna-se apropriada para o inverno. Mesmo assim, alguns sofrem com o frio principalmente as raças de pelagem curta. Neste caso, devem-se tomar cuidados especiais como cobri-los com um cobertor durante a noite.

fonte: http://jornalanimais.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário